Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

N Dicas

As melhores dicas de finanças, automóveis, emprego, formações, saúde e lifestyle!

N Dicas

As melhores dicas de finanças, automóveis, emprego, formações, saúde e lifestyle!

  • Como preencher o IRS em 2017: Passo a Passo!

    A pensar no facto das pessoas terem alguma dificuldade em preencher o IRS, hoje decidimos explicar-lhe de uma forma bem simples e resumida, como preencer o IRS passo a passo.

     

    Para este ano 2017, a entrega do IRS acontece tudo entre a mesma data, ou seja, não há excepções à regra! A entrega do IRS em 2017 ocorre entre 1 de Abril e termina dia 31 de Maio.

     

    como-preencher-o-irs-passo-a-passo-2.jpg

     

    Com as novas regras, alguns contribuintes terão a oportunidade de fazer a entrega do IRS de forma automática, ou seja, apenas têm de confirmar e validar a informação que consta na declaração provisória. Sendo que esta declaração provisória estará disponível para o regime de tributação separada ou conjunta (no caso dos casais ou unidos de facto).

     

    Como preencher o IRS passo a passo? Tome nota das seguintes dicas:

     

    Em primeiro lugar tem de pedir a sua senha de acesso ao Portal das Finanças, caso ainda não tenha, basta ir ao site das finanças e do lado direito selecionar a opção “Novo Utilizador”, basta preencher o formulário com os seus dados e dentro de dias recebe uma carta em casa com a sua senha.

     

    O passo seguinte é entrar no Portal com o seu NIF e a sua senha de acesso e seleccionar do lado direito a opção “Entregar Declaração”, vai aparecer uma mensagem carregue em Ok.

     

    Depois de estar no local certo para entregar a declaração, obtenha a sua declaração pré-preenchida, desta forma o processo torna-se bem mais simples, sendo apenas necessário verificar se os dados estão todos correctos. Agora em 2017 o processo de entrega vai ser bem mais facilitado, sendo que todos os dados para alguns contribuintes já estarão inseridos.

     

    Verifique todos os dados inseridos na folha de rosto, ou seja, ao todo são 14 quadros que tem de confirmar.

     

    Verifique o Anexo A que é relativo aos rendimentos de trabalho dependente e/ou pensões.

     

    Verifique a categoria B que é relativa aos rendimentos empresariais e profissionais, caso os tenha.

     

    Verifique o anexo H que é relativo a todas as suas despesas da habitação, da saúde, da educação. Em 2017 se tudo correr bem a maior parte das declarações já estarão todas prontas a enviar, graças ao E-Fatura.

     

    Depois de confirmar todas as informações, basta carregar em validar e se não permitir avançar, corrija alguns erros que tenham sido detectados.

     

    Após o envio carregue na opção de “Simulação” e verifique se tem algo a receber ou a pagar.

     

    Grave tudo e termine o processo através da opção “Submeter”.

     

    Nesta fase o seu IRS está entregue e tem de voltar ao Portal das Finanças 48h após o envio para verificar se este foi aceite.

     

    como-preencher-o-irs-passo-a-passo.jpg