Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

N Dicas

As melhores dicas de finanças, automóveis, emprego, formações, saúde e lifestyle!

N Dicas

As melhores dicas de finanças, automóveis, emprego, formações, saúde e lifestyle!

  • Gastronomia Douro Litoral: 10 Experiências a Não Perder

    A gastronomia do Douro Litoral é provávelmente das melhores do Mundo e por isso mesmo, nada melhor do que apresentar 10 experiências a não perder!

     

    Muita gente tem interesse em conhecer as receitas, pratos tradicionais e típicos do Douro. Não podemos esquecer, como é óbvio, de Lamego, muito conhecido pelos doces tradicionais e conventuais.

     

    Douro é conhecido pelos seus excelentes vinhos, mas a região apresenta-nos pratos tradicionais que conseguem ser um óptimo complemento ao néctar da região.

     

    Hoje vamos falar sobre as 10 experiências gastronómicas a não perder no Douro e que certamente lhe irão colocar com água na boca. A gastronomia do Douro vinhateiro não se baseia apenas no tempero do vinho, depois de ver o Top 10 melhores gastronomias do Douro, acredite que se vai surpreender com estas delícias, desde os salgados aos doces tradicionais.

     

    gastronomia-no-douro-a-nao-perder.jpg

     

    Quais são os pratos típicos do Douro?

     

    Petiscos é o que o Douro tem de melhor e se o experimentar em modo piquenique vai ser ainda mais extraordinário, com vista para as melhores produções vinícolas será uma das melhores experiências da sua vida.

     

    Pratos de cabrito é um dos pratos mais antigos da região, era servido apenas para ocasiões especiais e o mais famoso é o cabrito de Armamar, a 20 km da régua, neste espaço é servido um cabrito assado no forno com receitas típicas de aldeia.

     

    Polvo assado na brasa e polvo guisado com tomate e vinho branco produzido na região do Douro, é outro prato gastronómico que não pode deixar escapar.

     

    Para acompanhar com os pratos, não poderia deixar de experimentar o pão de Padronelo também conhecido como pão da ovelhinha, um pão de trigo e centeio que se apresenta com 4 cantos. Para os mais curiosos, este saboroso pão é produzido na freguesia de Amarante!

     

    Gastronomia tradicional de Lamego é baseado no famoso presunto, algo indispensável para quem gosta de enchidos e segundo a tradição portuguesa, também no Douro se aproveita a carne do porco até ao último pedaço.

     

    Para quem aprecia a região do Douro também costuma apostar no excelente coelho assado com arroz de forno, no entrecosto acompanhado com milhos e nas famosas trutas do rio Balsemão grelhadas ou recheadas com presunto.

     

    Nem só de salgados se faz a refeição, tem mesmo de experimentar o centenário doce Teixeira, as cavacas de Resende e o bolo rei de Tabuaço.

     

    Esta é a nossa lista das 10 melhores experiências gastronómicas do Douro, existem outras tantas porque cada aldeia tem a sua receita especial e em cada canto do Douro se vive uma experiência diferente.