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  • Segurança Social Direta: Pedir Senha, Fazer Registo e Serviços disponíveis

    Quando o assunto é Segurança Social Direta surgem imensas dúvidas, tais como saber o email da segurança social direta, contactos, o que realmente pode fazer na Segurança Social Direta e como fazer a adesão à Segurança Social.

     

    A Segurança Social Direta é uma excelente forma para poupar tempo nas habituais filas de espera dos balcões de atendimento.

     

    O QUE É PRECISO PARA USAR A SEGURANÇA SOCIAL DIRETA?

     

    SEGURANÇA SOCIAL DIRETA: COMO FAZER O REGISTO E PEDIR SENHA DE ACESSO?

     

    AINDA NÃO TEM PALAVRA-CHAVE, COMO FAZER?

     

    É muito simples! Basta aceder ao site da Segurança Social Direta, introduzir o seu NISS (Número de Identificação da Segurança Social), confirmar morada e aguardar em casa  pela password de acesso.

     

    segurança-social-direta-como-aceder.jpg

     

     

    E SE A MORADA NÃO ESTÁ CORRETA, O QUE FAZER?

     

    O morada tem que estar certa, porque vai receber a senha de acesso na morada correspondente. Se a morada não estiver certa, deve atualizar a sua morada do Cartão do Cidadão. Pode fazer essa alteração no Portal do Cidadão ou junto de um balcão de atendimento, como por exemplo a Loja do Cidadão ou Espaços do Cidadão.

     

    COMO FAÇO PARA ACEDER  À SEGURANÇA SOCIAL DIRETA?

     

     

    Deve aguardar que a senha de acesso chegue a casa. Assim que chegue, basta ir ao site da Segurança Social Direta e preencher os campos NISS e palavra chave.

     

    QUE TIPOS DE SERVIÇOS PODE ACEDER NA SEGURANÇA SOCIAL DIRETA?

     

    - Pagamentos e recebimentos
    - Consultar contribuições e recebimentos da Segurança Social;
    - Consultar as datas dos pagamentos e dos recebimentos na agenda da Segurança Social;
    - Consultar remunerações mensais e anuais declaradas pela entidade empregadora;
    - Consultar valores em dívida e emitir documentos de pagamento (incluindo segunda via);
    - Consultar os recebimentos indevidos e os planos prestacionais;
    - Consultar o saldo ou extrato do Regime Público de Capitalização;
    - Consultar o estado dos pedidos;
    - Solicitar um código de segurança que lhe permita aceder à Segurança Social através do atendimento telefónico.

     

    PEDIDOS QUE PODE SOLICITAR PELA SEGURANÇA SOCIAL DIRETA

    - Abono de família (pré-natal ou para crianças e jovens);
    - Subsídios de maternidade, paternidade, adoção ou de assistência a filho ou neto;
    - Pensão de velhice;
    - Cartão Europeu de Seguro de Doença;
    - Candidatura ao programa PARES;
    - Candidatura ao programa PERES;
    - Aderir a débitos diretos;
    - Pedir ou anular pedidos de alteração de escalão;
    - Solicitar o envio de declarações relativas às prestações recebidas ou situação contributiva.

     

    ENVIOS E COMUNICAÇÕES QUE PODE FAZER NA SEGURANÇA SOCIAL DIRETA

     

    Pode enviar provas de situação escola e se for trabalhador independente pode indicar o valor da atividade e serviços prestados a entidades contratantes.

     

    Quando se trate de trabalhador independente, pode comunicar por esta via o valor de atividade e serviços prestados a entidades contratantes.

     

    SIMULAÇÕES NA SEGURANÇA SOCIAL DIRETA

     

    - Pensões;

    - Valor da contribuição mensal do Regime Público de Capitalização;

    - Capital acumulado e renda vitalícia do Regime Público de Capitalização.

     

    DADOS DE IDENTIFICAÇÃO NA SEGURANÇA SOCIAL DIRETA

     

    Se os dados sofrerem alterações basta aceder à Segurança Social Direta para atualizar.

     

    SERVIÇOS PARA EMPREGADORES NA SEGURANÇA SOCIAL DIRETA

     

    Declarações de remunerações;Contribuições à Segurança Social; Recebimentos da Segurança Social: Dívida; 
    Admissão de trabalhador;Candidatura ao programa PARES; Autorizações para consulta de situação contributiva; Autorizações para débitos diretos; Declarações de situação contributiva; Declaração de situação para subsídio de desemprego; Pedidos de esclarecimentos; Admissão de trabalhadores; Cessação de atividade; Alteração à estrutura do corpo gerente; Gestão de frequências mensais de utentes; Documentos de prova; Notificações da entidade contratante; Alteração dos dados da entidade empregadora sem ter que se deslocar a um balção da Segurança Social.