Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

N Dicas

As melhores dicas de finanças, automóveis, emprego, formações, saúde e lifestyle!

N Dicas

As melhores dicas de finanças, automóveis, emprego, formações, saúde e lifestyle!

  • Tipos Diabetes: Sintomas, Causas e Tratamento

    A diabetes é uma doença silenciosa e por isso mesmo hoje decidimos abordar esta questão porque muitas pessoas apresentam esta doença e nem sequer se apercebe.

     

    A causa dos diferentes tipos de diabetes é a mesma, ou seja, tendo em conta que é a insulina que controla os níveis de glicose no sangue, a falta ou deficiência dela no nosso organismo é o que provoca a diabetes. Normalmente a diabetes está diretamente relacionada com o estilo de vida das pessoas, com o stress diário que as pessoas apresentam, com a alimentação processada baseada em sódio e açúcares.

     

    Quais os sintomas da diabetes? Há aqui uma questão muito importante a salientar que é a existência de diferentes níveis desta doença: Diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2.

     

    diabetes-causas-sintomas-tratamento.jpg

     

    Os sintomas da diabetes do tipo 1 são as seguintes: Cansaço, sede excessiva, fraqueza, emagrecimento repentino, mudanças de humor, nervosismo e muita vontade de urinar diversas vezes.

     

    Os sintomas da diabetes do tipo 2 são ainda mais profundos e normalmente sente-se mais no corpo, nomeadamente dores nas pernas, náuseas, alterações visuais, vontade de urinar com mais frequência, muita sede, fome e o processo de cicatrização das feridas é mais demorado que o habitual. Tenha sempre muita atenção aos sintomas porque os do tipo 2 são mais silenciosos que o tipo 1. É algo que vai perdendo e não se apercebe!

     

    Como tratar a diabetes? Esta é uma doença crónica, ou seja, os cuidados redobrados com a alimentação, estilo de vida e gestão emocional têm de ser constantes. Não leve esta doença como algo leve, porque pode trazer riscos sérios para o organismo e pode mesmo ser motivo de morte.

     

    Fazer exercício físico, praticar alguma actividade de lazer que relaxe, evitar doces e alimentos com muitos hidratos de carbono, ingerir mais frutas e legumes (evite bananas, cerejas e uvas devido ao seu alto teor de açúcar), comer pouco e várias vezes ao dia são algumas dicas que deve ter em conta durante o tratamento da diabetes. Cuide mais de si , invista tempo livre para relaxar e diminuir os níveis de stress. Qualquer dúvida que surja não hesite em contactar o seu médico!