Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

N Dicas

As melhores dicas de finanças, automóveis, emprego, formações, saúde e lifestyle!

N Dicas

As melhores dicas de finanças, automóveis, emprego, formações, saúde e lifestyle!

Vai a Exame de Condução? As 7 Melhores dicas (conselhos) para passar à primeira!

O exame de condução é o primeiro bilhete para a independência e provavelmente deve ser o primeiro momento da vida adulta que nos vemos com a responsabilidade completamente a nosso encargo. Se ainda és jovem deves estar cheio de dúvidas sobre as perguntas que poderão sair no exame de condução, como resolver as faltas no exame de condução, como funciona se existir uma reprovação no exame, mas hoje estamos aqui para dar as melhores dicas para passar no exame de condução.

Em primeiro lugar é natural os nervos aparecerem, não é algo apenas dos jovens, os adultos quando tiram a carta também ficam bastante ansiosos. A pensar neste dia tão especial, aqui ficam algumas dicas:

 

1) Esperar pelo tempo certo

Muitos pais deixam os filhos conduzirem antes de chegar às aulas práticas da condução. Isto além de ser perigoso não é vantajoso. Porquê? Pode ficar com excesso de confiança e ganhar alguns maus hábitos da condução habitual e isto pode ser o suficiente para reprovar no dia do exame.

 

2) Prepare-se para as perguntas

Alguns examinadores gostam de fazer algumas perguntas sobre a mecânica do carro antes de iniciar a condução propriamente dita. Esteja preparado para responder a perguntas sobre o quadro de velocidades permitidas, para que serve a bateria e como por exemplo onde fica o motor. Perguntas básicas, não se enerve caso não saiba alguma, não reprova por isso!

 

3) Tenha alguns cuidados antes de arrancar

Não tenha pressa! Há detalhes essenciais antes de arrancar que podem levar à sua reprovação no exame, como por exemplo: Ajustar os espelhos, o banco e colocar o cinto de segurança.

Depois começe devagar, leve o seu tempo a conduzir de forma segura e confortável sem ultrapassar os limites de velocidade mínimos.

 

4) Controlar a ansiedade

É normal existirem alguns nervos, se não os tivesse é que era de estranhar. A ansiedade permite-nos estar alerta para os detalhes e o segredo está em utilizar os nervos da melhor forma possível sem se deixar dominar.

 

as-melhores-dicas-para-passar-no-exame-de-conduça

 

5) Conhecer o exame de condução

Nas aulas práticas certamente vai fazer o caminho que será o seu exame de condução, por isso, o objectivo será familiarizar-se com o caminho, esteja atento aos sinais e às regras.

 

6) Manobras e conceitos importantes

Antes da inscrição para o exame de condução certifique-se que sabe as seguintes manobras e conceitos:

  • Inversão do sentido de marcha com recurso a marcha atrás;
  • Contorno de passeio em marcha atrás;
  • Arranque em rampa com inclinação;
  • Cumprir limites de velocidade;
  • Estacionamento em espinha;
  • Circulação em cruzamentos, entroncamentos e rotundas;
  • Cedências de passagem;
  • Mudança de direção correta;
  • Inversão do sentido de marcha;
  • Mudança na fila de trâsito.

 

7) Manter a calma

Infelizmente hoje em dia ainda há examinadores mauzinhos que parecem fazer tudo para o enervar e para o fazer reprovar. Mantenha a calma, não se exalte porque esse é o grande objectivo, responda a tudo o que questionar, siga as instruções e mantenha-se firme. ATENÇÃO! Siga as instruções mas o código da estrada é que prevalece, cuidado com a frase "Vire na próxima!" Se tiver sinal proibido vire na rua que realmente seja permitido. Esta é a maior rasteira de todas.

Mantenha-se calmo e boa sorte! Guarde o rancor, o mau-humor e o stress num cantinho e pense, nunca mais vai estar com aquela pessoa nessas condições, para quê comprar uma guerra?